Implantes dentários: tudo o que você precisa saber para reconquistar o seu sorriso

O sorriso é o principal método de comunicação da humanidade. Eles são as marcas dos momentos mais importantes de nossas vidas. Mas, infelizmente, pode ocorrer que o sorriso seja afetado ou perdido por causa de doenças ou a falta de cuidado e higiene. A alternativa, nestes casos, são diversas: desde o uso de dentadura, passando pelas pontes, e chegando aos implantes dentários. Neste post, falaremos desta última opção, que costuma apresentar bons e satisfatórios resultados. Confira:

Atenção: este conteúdo é meramente informativo. Consulte o seu dentista para avaliar o seu caso específico.

O que são implantes dentários?

O implante dentário é uma técnica da odontologia que substitui as raízes enfraquecidas ou perdidas dos dentes por suportes ou estruturas de metal (geralmente de titânio). Essa nova estrutura permite que o dentista construa dentes substitutos, devolvendo a qualidade de vida e a estética do paciente.

Além disso, os implantes dentários permitem a restituição da capacidade mastigatória, que é perdida gradativamente com o enfraquecimento das raízes e queda dos dentes naturais. A fala também é beneficiada, já que com a perda dos dentes o paciente passa a falar com mais dificuldade, afetando a compreensão das pessoas com quem estabelece comunicação.

Por que você deveria considerar fazer implantes dentários?

Somente pela introdução deste artigo já é possível compreender os benefícios e vantagens dos implantes dentários. Vale a pena, no entanto, aprofundar nesta temática. A seguir, separamos as principais razões pelas quais você que sofre com a perda total ou parcial dos dentes deveria considerar fazer implantes dentários:

Confiabilidade

Não é incomum ver pessoas que têm horror a procedimentos odontológicos. Esse medo é injustificável, já que a taxa de sucesso que clínicas e dentistas reconhecidos obtém é altíssima. No entanto, o mercado infelizmente conta com clínicas irresponsáveis e profissionais mal preparados que por vezes cometem erros que chocam a comunidade.

Por isso, é muito importante escolher procedimentos com maior nível de segurança, além de clínicas reconhecidas e responsáveis. O procedimento de implantes dentários é aprovado pela ANVISA e conta com uma média de 98% de sucesso.

Mastigação

Os implantes dentários têm o poder de devolver a capacidade de mastigação dos pacientes. A falta dos dentes influencia negativamente na mastigação, o que afeta diretamente o sistema digestório, pois passamos a ingerir os alimentos com um tamanho inapropriado para digestão. Os implantes dentários, portanto, favorecem a saúde como um todo, inclusive no controle do peso.

Estética

Um benefício inegável dos implantes dentários está justamente na estética: ele devolve o brilho de um belo sorriso com uma aparência cada vez mais semelhante aos dentes reais,  com cor, tamanho, formato, translucidez, gosto e expectativa de cada paciente.

Conforto

Os implantes dentários promovem, ainda, um conforto muito superior a outras soluções possíveis para pessoas que sofrem com a perda dos dentes. Dentaduras, por exemplo, incomodam muito quem utiliza, gerando um desconforto crônico. No caso dos implantes dentários, o paciente praticamente não sente diferença quando comparado aos dentes naturais.

Autoestima

A consequência direta de tudo o que dissemos até aqui, portanto, é um aumento significativo da autoestima: a autoimagem melhora, bem como a confiança de sorrir, falar e até comer em público. Existem pessoas que desenvolvem depressão e outros complexos psicológicos devido a perda dos dentes. Os implantes dentários são capazes de devolver a vida e a alegria.

Para quem é indicado os implantes dentários?

Somente um cirurgião dentista pode determinar a viabilidade específica de um implante dentário. No entanto, são recomendados para pessoas que sofrem com a perda de um ou mais dentes, independentemente das razões.

Os implantes dentários não são recomendados para crianças e jovens que ainda não completaram o seu ciclo de desenvolvimento e crescimento ósseo, ou ainda para pessoas que utilizam medicamentos à base de bifosfonatos.

Pacientes com pressão alta, diabetes e doenças crônicas, o procedimento só pode ser realizado caso a doença esteja controlada.

A cirurgia de implante dentário dói?

O implante dentário não costuma ser um procedimento demasiadamente dolorido. A parte do corpo mais sensível a dores no procedimento seria a gengiva, mas a mesma é anestesiada durante a cirurgia.

Como são feitos implantes dentários?

O processo de implante dentário consiste basicamente em três etapas: preparação, procedimento e acompanhamento. Na preparação, o dentista irá solicitar exames necessários para garantir a viabilidade do procedimento, como tomografia e radiografia e, se necessário, exames gerais de saúde para se certificar de que está preparado para a intervenção cirúrgica.

Em seguida, o paciente é encaminhado para o procedimento em si, onde é retirado todo o remanescente dos dentes que ainda estão presentes na boca. Além disso, é feita a instalação do implante e a colocação da prótese.

É possível, a depender do paciente e como estavam as raízes e os dentes remanescentes, que a instalação do implante e a colocação da prótese demore algum tempo para poderem ser feitas, devido à cicatrização.

Por fim, após a finalização do implante, inicia-se uma fase de acompanhamento, onde o dentista irá acompanhar a cicatrização e o pós-operatório.

Tipos de implantes dentários

O dentista é o profissional capacitado e responsável por definir o tipo de implante dentário que cada paciente deverá se submeter. Mas, para que você conheça cada um de antemão, confira os principais tipos:

  • Unitário simples: para a reposição de um ou poucos dentes, o implante unitário simples posiciona o pino para substituição e, em poucos meses, a prótese é inserida;
  • Implante duplo: essa modalidade de implante se aplica quando o paciente perde três dentes consecutivos. São avaliadas as condições para que dois implantes consigam fazer a substituição dos três dentes perdidos;
  • Implante com prótese protocolo: para pacientes que estão com grande parte dos dentes comprometidos, o implante com prótese protocolo utiliza de 4 a 8 implantes para sustentar uma prótese total fixa. Para que o procedimento seja viabilizado, é exigido que os ossos estejam em boas condições;
  • Implante com prótese overdenture: uma opção mais barata, no entanto, é o implante com prótese overdenture, que se utiliza de menos implantes para sustentar uma prótese total, que pode ser retirada para higienização;
  • Implante zigomático: no caso de pacientes com atrofia muscular severa, o implante zigomático dispensa o enxerto ósseo e fixa o implante no osso zigomático (maçã do rosto).

Como fazer implantes dentários em Sorocaba

Se você deseja fazer implantes dentários, é muito importante garantir que o local seja de confiança. A Orodent conta com profissionais capacitados e equipamentos apropriados para executar cirurgias odontológicas com as mais diversas finalidades. A equipe de dentistas tem a capacidade de realizar desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

A primeira unidade da Orodent está localizada no Shopping Pátio Cianê, na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823, Bloco A / Loja 117-1. Entre em contato e agende uma avaliação.